Todos os desenhos da Nickelodeon



Título Original:
 The Angry Beavers
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Gunther-Wall Productions / Nickelodeon Animation Studios
Direção: Mitch Schauer
Ano de Lançamento: 1997

Boa noite, seguidores do blog!

Dessa vez trouxe até vocês um dos melhores desenhos da Nick. Os Castores Pirados, pra quem não se lembra, fala sobre as aventuras dos irmãos Dag e Norb, dois castores nada normais. As histórias eram tratadas sempre de um modo leviano/arteiro, mais voltado para o público infanto-juvenil do que outros da própria emissora.

Ele foi marcado por vários incidentes envolvendo palavrões, por causa da dicção dos personagens. Mas isso veio só para acrescer mais ao então leviano desenho, que conquistou uma legião de fãs que lutam até hoje para ver vários episódios que não foram ao ar sabe-se lá porquê. Ele acabou após quatro anos de exibição.

As lembranças que tenho desse desenho não são muitas, como sempre. Mas eu me lembro dum episódio em que cada um cria sua própria casa, mas sempre querendo acabar com a do outro. É da primeira temporada, se não me engano. Mas dei boas gargalhadas com ele, como a maioria (ou a totalidade) de vocês!

Deixo-lhes a abertura como lembrança desse incrível e louco desenho, que até hoje é comentado pelos fóruns da Nick nos USA.



Bob Esponja

Título Original: SpongeBob SquarePants
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Nickelodeon 
Criador: Stephen Hillenburg
Ano de Lançamento: 1999

Ele já foi citado aqui um sem número de vezes, e merecia uma postagem só pra si faz tempo – afinal, sempre que eu falo de desenho maluco, Bob Esponja é o meu ponto de referência.

Eu era uma adolescente notívaga. Passava noites em claro escrevendo ou desenhando, sempre à luz da TV. Um belo dia, na sessão tapa-buracos da madrugada da dona Globo, me deparo com uma animação passada no fundo do mar, estrelada por uma esponja de cozinha[?] e um esquilo[wtf?!].

Demorou até me explicarem que se tratava da estilização de uma esponja do mar, mas até ai, o estrago já estava feito: eu já tinha caído pelo carisma do esponjoso amarelo.

A explicação pra escolha pouco usual de protagonista se deve ao fato de Hillenburg, o criador, ter sido biólogo marinho antes de se envolver n mundo da animação. Explica em parte – temos uma esponja que trabalha em um restaurante de fast food, cujos melhores amigos são uma estrela do mar e um esquilo cientista. É nessas horas que você se para e pergunta: COMOFAS?

Maluquices à parte[nem tanto assim], não dá pra dizer que não se trata de uma série criativa, conseguindo fugir do lugar comum e passar raspando no politicamente correto ainda com o apelo necessário para todas as faixas etárias.

Bob Esponja já está na sua sétima temporada, e que muitas mais ainda venham.


A Vida Moderna de Rocko


Título Original: Rocko's Modern Life
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Joe Murray Productions, Nickelodeon Productions e Games Animations.Inc
Criador: Joe Murray
Ano de lançamento: 1993

Esse desenho é mais um dos Nicktoons da década de 90 que fizeram sucesso com a criançada do Brasil e do mundo. Rocko é um filhote de canguru, que tenta sobreviver a vida moderna cotidiana, recheada de duplo sentido, insinuações sexuais e comentários sociais, criticando a sociedade. Estes episódios mais recheados de coisas politicamente incorretas iam ao ar numa hora onde as crianças estavam dormindo.

Também foi, para a Nick, uma renovação nos desenhos, muito ingênuos ou voltados apenas para um público restrito. Também foi o precursor para vários outros desenhos com duplo sentido, como Bob Esponja e Acampamento Lazlo. Foi o segundo Nicktoon a ser popular entre o público adulto, por causa da sua linguagem sugestiva.

Eu, quando criança, adorava esse desenho, por causa do modo engraçado e caricato que as situações, mesmo com algum tipo de mensagem sugestiva, eram passadas. O bom humor e a palhaçada eram onipresentes, pois ao mesmo tempo em que queriam fazer um mundo moderno, o deixava mais maluco do que já era.



Os Pinguins de Madagascar

Título Original: The Penguins of Madagascar
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Dreamworks Animation SKG/Nickelodeon Animation Studios
Criadores: Tom McGrath e Eric Darnell
Ano de Lançamento: 2008

As vezes um filme se torna mais lembrado por seus coadjuvantes do que por seus protagonistas – geralmente é assim quando se trata de comédia ou animação.

Digam-me, quando falam de Madagascar pra você, é do leão Alex que você se lembra, ou dos lêmures e dos fabulosos pinguins? Eu tenho certeza que você vai escolher a segunda opção. A própria Dreamworks também escolheu.

Apostando no carisma da super equipe de “agentes” do zoológico do Central Park, o desenho estreou em 2008 na Nickelodeon americana, chegando ao ano seguinte no Brasil.

A série não tem nada de inovador, mas com certeza é divertida – quem viu os filmes com certeza já se perguntou sobre como era o dia a dia dos Pinguins fora de suas missões malucas, e o que mais eles costumam fazer além de fugir do zoológico.

Recomendada para a sua dose de risos diária.



Hey Arnold!


Título Original: Hey Arnold!
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Snee-Oosh, Inc. e Nickelodeon Productions
Criador: Craig Bartlett
Ano de lançamento: 1996

O desenho conta a história de Arnold, um garoto que vive com seus avôs, Phil e Gertrude, donos de uma pensão. A cada episódio, o garoto ajuda algum colega de classe que tem algum tipo de problema, seja ele escolar ou pessoal. Os episódios sempre abordam coisas que passavam pela cabeça das crianças, como super heróis, cavaleiros sem cabeça e outros tipos de coisas inexistentes.

A série se passa numa cidade fictícia chamada Hillwood. Segundo o produtor, foi baseada em Seattle (cidade natal do produtor), Portland (a cidade onde fez artes gráficas) e Nova York (onde surgiram muitos pontos de referência). O desenho fora criado em 1986, apresentado como uma história em quadrinhos, quando, em meados de 1996, a Nickelodeon adotou a ideia de fazer o desenho animado. 

Ele teve um filme, onde um grande empresário quer construir um shopping Center no bairro do protagonista. Claro que ele e seus amigos não deixaram isso acontecer. Também é nesse filme que Helga Pataki, aquela garota que pratica bullying em Arnold, o chamando de diversos nomes, declara seu amor por ele. O filme fez certo sucesso, tendo um lucro estimado em $15 milhões de dólares, cinco vezes o seu valor de custo. Eu não tenho muitas lembranças da série, mas eu lembro bem do filme, o qual foi melhor que a série pra mim.



Filme de "Os Padrinhos Mágicos" estréia dia 9 de Julho


Quando eu soube da notícia há alguns meses, chocada era o mínimo pra dizer de minha pessoa. Adaptações de desenho para o live action quase sempre são gigantescos fracassos, em especial quando se trata de algo tão fantasioso quanto Os Padrinhos Mágicos.

Mas as primeiras imagens e vídeos já estão aí, e eu espero estar enganada quanto ao fracasso do filme. A Fairly OddMovie: Grow Up, Timmy Turner![algo como “Um Filme dos Padrinhos Mágicos: Cresça, Timmy Turner!”], trará o protagonista Timmy agora com 23 anos, mas agindo como se tivesse 10; ainda morando com os pais e frequentando a 5º série – tudo para não perder Cosmo e Wanda. Porém, contudo, entretanto, o amor fala mais alto no coração do crianção, quando Tootie, eternamente apaixonada por Timmy, retorna à Dimmsdale muito mais bonita que na infância, obrigando o rapaz a escolher entre ela ou seus Padrinhos.

A trama parece simples e clichê, mas até agora, a ambientação, cenários e principalmente a caracterização dos atores parecem estar com tudo para contribuir com um filme no mínimo, divertido.

Falando bem sinceramente agora, o teor irritante de “politicamente correto” das atuais produções live action da Nickelodeon é a minha principal preocupação – talvez toda a maluquice do desenho não seja transmitida completamente ao filme, e isso pode prejudicar a história, não importa o quão bem feita esteja parecendo pra um filme produzido para a televisão.

A Fairly OddMovie estréia dia 9 de julho na Nickelodeon americana, e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil – mas como todos os fãs da série, eu espero que mantenham o Guilherme Briggs como dublador do Cosmo!